FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO: UM OLHAR SOBRE OS CONCEITOS DE CRISE E DESENVOLVIMENTO

Revista Ideação - V.1 N.41 (2020) • Revista Ideação

Autor: Klédson Tiago Alves de Souza, José Francisco das Chagas de Souza

Resumo:

Este artigo tem por objetivo refletir, partindo dos conceitos de crise e desenvolvimento. sobre a filosofia da libertação, nascida na América Latina por volta dos anos 70, como um sinal de superação da estrutura colonizadora e opressora. O processo de construção de uma sociedade justa passa pela descolonização, daí que é preciso entender a crise como esse momento de mudança, e a filosofia da libertação como o movimento do pensamento que é capaz de promover aquilo que Dussel chama de primavera política.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4695/4576

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.