Comentário ao De caelo I, lição 6, de Tomás de Aquino
Revista Ideação - V.1 N.40 (2019) • Revista Ideação
Autor: Matheus Henrique Gomes Monteiro
Resumo:
Tradução para o português de Expositio in libros De caelo et mundo I, l.6, onde Tomás de Aquino comenta um trecho do De caelo I, 3, sobre a ausência de geração e corrupção nos corpos celestes. No comentário, ele discute algumas objeções de João Filopono de Alexandria, filósofo do século VI, que defendia a possibilidade de os corpos celestes serem gerados e corromperem-se, bem como examina as respostas a essas objeções oferecidas por Simplício e por Averróis.
ISSN: 2359-6384
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4387/4105
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.