A CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA EM ÉTIENNE BALIBAR
Revista Ideação - V.1 N. 39 (2019) • Revista Ideação
Autor: Alexandre Marinho Pimenta
Resumo:
Esse artigo analisa a contribuição de Étienne Balibar à crítica da economia política.
Focando em sua obra de 1974, Cinq études du matérialisme historique, colocaremos em evidência como o autor relaciona o processo de produção-valorização do capital e as classes sociais (em luta), sob o marxismo, e seus impactos na teoria social. Trata-se de uma singular apropriação do pensamento de Marx que tem como base as teses da chamada escola althusseriana.
ISSN: 2359-6384
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4566/3905
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.