NOTAS SOBRE O CONCEITO DE GATTUNGSWESEN EM MARX
Revista Ideação - V.1 N. 39 (2019) • Revista Ideação
Autor: Vinícius dos Santos
Resumo:
O objetivo deste artigo, em primeiro lugar, é demarcar o uso que Marx faz da noção de ser genérico (Gattungswesen) enquanto um conceito filosófico expressivo de sua visão materialista de mundo. Trata-se, com efeito, de apontar paro o fato de que a referida noção permite apreender alguns aspectos primordiais da compreensão marxiana acerca da sociabilidade vigente sob a égide do capital, cujo eixo se encontra no fenômeno do trabalho alienado ou estranhado (entfremdete Arbeit). Segundo Marx, o estranhamento cinde o indivíduo entre uma abstrata “força de trabalho” e seu ser concreto, criando uma relação de apartamento do indivíduo em relação: 1) à natureza, seu meio sensível; 2) a seu próprio corpo, reificado em favor do capital; e 3) aos outros indivíduos, esvaziando a dimensão social da existência; logo, a possibilidade de construção de seu respectivo sentido. Se isto é verdade, como se tentará apontar ao final, os novos mecanismos de produção e captura das subjetividades no capitalismo contemporâneo, neoliberal, em face de um indivíduo vivendo em um estado de crescente desamparo e dilaceramento, viriam reforçar os apontamentos de Marx.
ISSN: 2359-6384
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4525/3903
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.