SOBRE A RECEPÇÃO DAS OBRAS DE MARX E ENGELS ATÉ 1989
Revista Ideação - V.1 N. 39 (2019) • Revista Ideação
Autor: Pedro Leão da Costa Neto
Resumo:
O objetivo do presente artigo e, por um lado, analisar a história da constituição do
corpus das obras de Karl Marx e Friedrich Engels e das sucessivas tentativas de publicação das suas Obras Completas (MEGA, MEW, MEGA2), procurando identificar os vários obstáculos de natureza política e teórica que retardaram a sua realização. Por outro lado, procura-se, igualmente, evidenciar a relação deste processo com a história da difusão e recepção das obras de Marx e Engels.
ISSN: 2359-6384
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4569/3909
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.