ILUSÃO HERMENÊUTICA E NECESSIDADE EXISTENCIAL

Revista Ideação - V.1 N.38 (2018) • Revista Ideação

Autor: Róbson Ramos dos Reis

Resumo:

No presente artigo proponho a hipótese de que um fenômeno modal de necessidade pertencente ao modo de ser da existência localiza-se numa ilusão necessária derivada da estrutura da compreensão de ser (Seinsverständnis). Tomando por base a identificação feita por Heidegger de uma ilusão originária mais básica do que a ilusão transcendental analisada por Kant, sustento que na característica de esquecimento, que está na própria compreensão de ser, pode ser reconhecida a fonte de uma ilusão necessária. A hipótese é apoiada com uma reconstrução da análise intencional do esquecimento feita por Heidegger. A análise fornece os principais recursos para identificar uma ilusão na estrutura da compreensão de ser. Assim sendo, uma ilusão necessária e originária, que dominaria a intencionalidade humana, está referida ao auto-ocultamento de ser.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4287/3485

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.