HUBERT DREYFUS E O ANTICARTESIANISMO HEIDEGGERIANO
Revista Ideação - V.1 N.38 (2018) • Revista Ideação
Autor: Rodrigo Benevides Barbosa Gomes
Resumo:
Trata-se aqui de demonstrar a utilização da obra heideggeriana no contexto do surgimento da inteligência artificial assim como encontra-se em Hubert L. Dreyfus. A crítica de Dreyfus se resume em apontar o cognitivismo - paradigma dominante dos primórdios da inteligência artificial - como a aplicação empírica do racionalismo filosófico, isto é, a abordagem cognitivista argumenta que a cognição humana pode ser reproduzida a partir da formalização de determinadas representações rigidamente fixadas que serviriam como fundamento para a efetivação de comportamento inteligente. Em vista disso, apresenta-se o anticartesianismo heideggeriano de Dreyfus como a antítese do cognitivismo.
ISSN: 2359-6384
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4298/3496
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.