A ANALÍTICA DO DASEIN: A VIA HEIDEGGERIANA DE INTERPRETAR OS MODOS DE SER DO ENTE HUMANO

Revista Ideação - V.1 N.38 (2018) • Revista Ideação

Autor: Ila Nunes Silveira

Resumo:

Neste artigo será explicitada a destruição heideggeriana à ontologia tradicional em seu modo de categorizar o ser. Eis-nos diante da hercúlea tarefa de apresentar algo que desconstrói uma concepção já legitimada e constantemente difundida no universo científico. Tão antiga e ao mesmo tempo atual, essa preocupação heideggeriana corroborou para a crise do espírito da época que despontava para uma a posição reinante das ciências naturais criadora de teorias, termos e significados “absolutos”. Com mais detalhes será apresentada a crítica heideggeriana ao modo como a ontologia tradicional pensou a questão do ser, o que fará com que o filósofo alemão retome e reformule a referida questão percorrida por outros caminhos inaugurados por ele. Na execução desta tarefa serão apresentadas as vias por onde Heidegger passa, a fim de chegar ao modo pleno de contemplação do homem, isto é, à concepção de Dasein. Algumas características deste olhar heideggeriano perfazem o caminho a ser percorrido aqui nesta investigação, tomando por base a ontologia fundamental deste autor. Ontologia essa que se apresenta de forma genuína a esse filósofo e que influenciou de maneira revolucionária o pensamento filosófico contemporâneo. Para tanto, Heidegger se propõe a pensar “a questão do ser”, destruindo então o discurso ontológico da filosofia tradicional, e se deixando conduzir pelo móvel da analítica do Dasein, no intuito de indagar sobre “o sentido do ser” e não mais sobre a quididade do ser como fizera a tradição filosófica. E é a partir das características descritas do Dasein que o ser humano deverá ser compreendido por Heidegger. Sendo assim, o intento maior deste artigo será a descrição dos modos fundamentais de ser do ente humano, o Dasein.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4299/3497

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.