RAIMUNDO FARIAS BRITO E SUA CONFRONTAÇÃO COM BERGSON : CONFLUÊNCIAS E DISCREPÂNCIAS

Revista Ideação - V.1 N.37 (2018) • Revista Ideação

Autor: GILFRANCO LUCENA DOS SANTOS

Resumo:

Raimundo Farias Brito foi um dos primeiros filósofos brasileiros a fazer uma apreciação crítica da filosofia de Bergson no começo do século XX. Sua confrontação com o pensamento de Bergson foi feita no contexto de seu livro O Mundo Interior, no qual ele tenta entender a posição de Bergson sobre a relação kantiana entre phainomenon e noumenon, no sentido de compreender a liberdade como fundamento da ação, e estabelece que a filosofia de Bergson é ainda uma filosofia fenomenista, no sentido de Hume, e por isso, ela não pode fornecer as bases para pensar a liberdade como fundamento da ação moral. Assim, este artigo pretende apresentar esta confrontação crítica feita por Farias Brito com a filosofia de Bergson.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3517/2830

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.