O RELÓGIO, O CINEMATÓGRAFO E O INSTANTE: HENRI BERGSON NA VIRADA DO SÉCULO

Revista Ideação - V.1 N.37 (2018) • Revista Ideação

Autor: YVES SÃO PAULO

Resumo:

O relógio e o cinematógrafo são duas invenções populares do século XIX. As duas compartilham uma característica em comum: o tratamento do tempo como sendo quantitativo. Henri Bergson traça o paralelo entre o cinematógrafo e a inteligência. O cinematógrafo refaz o movimento a partir de instantes. Mas o tempo é mais que uma coleção de instantes. O cinematógrafo e o relógio tratam o devir sempre do mesmo modo. Com o auxílio de Mary Ann Doane, daremos uma segunda chance ao cinematógrafo. Esta máquina criada ao apagar das luzes do século XIX é capaz de fazer arte. E assim, ela também é capaz de criar uma experiência de duração.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3535/2835

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.