ALIENAÇÃO E FETICHISMO: HÁ ALGO DE FEUERBACH NO ?CAPITAL? DE MARX?
Revista Ideação - Edição Especial (2018) • Revista Ideação
Autor: Alan Brandão de Morais
Resumo:
Seguindo as sugestões de investigação conceitual dos textos de Karl Marx abertas pelo professor Celso Frederico no livro O Jovem Marx – As Origens da Ontologia do Ser Social, pretendemos com este texto elaborar uma pequena
contribuição para o processo de recomposição conceitual das obras deste autor. A influência hegeliana e feuerbachiana da obra de Marx vem adquirindo novas faces na medida em que os comentadores contemporâneos dedicam-se a investigar as continuidades conceituais da sua formação filosófica de juventude na obra de maturidade, estabelecendo teses interessantes sobre a apropriação dialética feita por Marx de conceitos destes dois pensadores. Para cumprir este objetivo, nos concentraremos aqui na construção do conceito de fetichismo da mercadoria n’ O Capital – Livro I, a partir de uma investigação profunda dos conceitos de Alienação em Feuerbach e Fetichismo em Marx, no sentido de estabelecer um campo conceitual que nos permita definir a possibilidade de estabelecer analogias, proximidades ou definir as distinções entre estes dois conceitos que, apenas aparentemente, guardam grandes semelhanças.
ISSN: 2359-6384
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3018/2388
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.