UMA LEITURA FOUCAULTIANA DA RELAÇÃO CONJUGAL DOS ANTIGOS

Revista Ideação - Edição Especial (2018) • Revista Ideação

Autor: Ana Lúcia dos Santos e Santos

Resumo:

No presente texto, pretendemos abordar a relação conjugal na ética antiga, elaborando reflexões que de início mostrem como o indivíduo antigo se portava diante da prática dos prazeres, bem como era a relação entre os casais, o escravo, o rapaz e a concubina. Para os antigos, importava a maneira como se procediam diante das práticas dos prazeres, a maneira como mantinham o domínio de si e não como constituir uma moral que delimitasse o certo e o errado. Importavam-se com a maneira de como se manter temperante, sendo capaz de ter um autocontrole sobre si mesmo e também poder governar a cidade. É nessa conjuntura que teremos subsídios para a análise da relação conjugal, a qual as mulheres deviam obediência ao homem e seu esposo, e o homem devia obediência a si mesmo, uma
vez que necessitava manter-se moderado para isso.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3022/2391

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.