Uma breve discussão sobre alguns caminhos da física

Revista Ideação - V.1 N.29 (2014) • Revista Ideação

Autor: Aurino Ribeiro Filho

Resumo:

A interpretação dos fenômenos físicos sempre instigou a mente humana desde a antiguidade à contemporaneidade. Neste trabalho discutiremos, brevemente, o caminhar da física, tentando lembrar como os físicos conseguiram contribuir para o entendimento de fenômenos naturais, através de revoluções científicas que marcaram o pensamento científico e as tecnologias humanas (o mecanicismo, o eletromagnetismo, os quanta, as relatividades, o caos) até os nossos dias, em que despontam novos objetos físicos e novas teorias, a exemplo de: informação quântica, o emaranhamento quântico, teletransporte, descoerência, criptografia e computação quânticas, calibres, em que novas dificuldades de interpretação se fazem presentes mas não impedem a grande busca em torno do conhecimento científico.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i29.1342

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1342

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.