A teoria da matéria e as hipóteses cosmológicas de Descartes
Revista Ideação - V.1 N.29 (2014) • Revista Ideação
Autor: Claudemir Roque Tossato; Paulo Tadeu da Silva
Resumo:
Este artigo visa analisar alguns aspectos da cosmologia cartesiana, tendo em vista a teoria dos vórtices elaborada por Descartes e sua relação com a sua teoria da matéria. Nesse contexto, pretendemos mostrar como a explicação cartesiana sobre os movimentos planetários procurou oferecer uma resposta aos problemas cosmológicos que se apresentaram entre o final do século XVI e a primeira metade do século XVII, os quais determinaram o abandono do modelo cosmológico aristotélicoptolomaico e, com isso, a necessidade de uma nova concepção sobre o mundo celeste.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i29.1343
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1343
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.