Hume e o senso de probabilidade

Revista Ideação - V.1 N.30 (2014) • Revista Ideação

Autor: Don Garrett

Resumo:

Na psicologia cognitiva de David Hume, o conceito de PROBABILIDADE faz parte de uma família de sensoconceitos que também incluem os conceitos de AZUL, SAGACIDADE, BELO, VIRTUDE e CAUSA. Cada um deles é obtido através (i) da ativação de uma sensibilidade primitiva, (ii) da consequente formação de uma “ideia abstrata”, (iii) da adoção de um “padrão de juízo” juntamente com “regras para o julgar”; e da atribuição de relações inferenciais. O desenvolvimento do conceito de PROBABILIDADE a partir do “sentimento de crença” também possibilita a obtenção do conceito de VERDADE PROVÁVEL, que, assim como os de BELO e VIRTUDE, funciona como um conceito normativo. A compreensão resultante da normatividade epistêmica humeana produz implicações diretas para seu exame do ceticismo.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i30.1323

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1323

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.