ANÁLISE MUSICAL NA PERSPECTIVA DE UMA FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO
Revista Ideação - V.1 N.31 (2015) • Revista Ideação
Autor: Pedro Carneiro
Resumo:
Do ponto de vista de uma fenomenologia da percepção, os vários modelos de análise, elaborados e trabalhados pela musicologia tradicional, apesar da aparente pluralidade e diversidade, não diferem tanto assim. De um modo geral, todos pressupõem um mesmo modo de se debruçar sobre a música. Por princípio, todos trabalham na perspectiva de uma postura analítica stricto sensu: dividir um problema em tantas partes quantas forem necessárias para melhor resolvê-lo. O que favorece um certo modo de ‘escuta’ comprometido apenas com a idéia de estrutura, escamoteando, portanto, a dimensão estética da experiência.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i31.1312
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1312
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.