A ATUALIDADE DA TEORIA CRÍTICA NO BRASIL: O EXEMPLO DA INDÚSTRIA CULTURAL
Revista Ideação - V.1 N.31 (2015) • Revista Ideação
Autor: Rodrigo Duarte
Resumo:
Este artigo, tradução ligeiramente adaptada, de uma palestra proferida no evento “La actualidad de la Teoría Crítica”, realizado no Centro de Ciencias Humanas y Sociales del CSIC (Madrid) em 5 de novembro de 2010, aborda a recepção da Teoria Crítica no Brasil em suas especificidades. Com esse objetivo, são considerados três momentos para o desenvolvimento dessa explanação: (i) apresentação de um relato do processo de desenvolvimento da recepção da Teoria Crítica no Brasil, no que denomino suas duas fases: pré-acadêmica e acadêmica; (ii) delimitação de um conceito de atualidade que esteja de acordo com os princípios da própria Teoria Crítica; e, por fim, (iii) partindo do conceito de indústria cultural, esboço das conclusões que a aplicação de um conceito crítico de atualidade ao processo de recepção da Teoria Crítica no Brasil poderiam oferecer a uma consideração mais imediata.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i31.1313
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1313
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.