ARTHUR DANTO E O LIMITE DO PAPEL DO DISCURSO: ENTRE A FILOSOFIA E A LITERATURA
Revista Ideação - V.1 N.31 (2015) • Revista Ideação
Autor: Marcelo Vinicius Miranda Barros
Resumo:
Pretende-se avaliar a medida da relação possível entre filosofia e literatura em e a partir do pensador de referência da contemporaneidade, Arthur Danto. Uma vez que ambas buscam discussões de vários significados admissíveis para questões do ser humano, o problema central a que procuramos responder é o de saber se, nessa tentativa, as referidas atividades poderão ou deverão aproximar-se. Tal problema levanta um conjunto de questões que nos propomos pensar a partir de Arthur Danto: pode a literatura, na sua especificidade, acender novas possibilidades de expressão ou intercessão de cogitação filosófica? Ou, mais radicalmente, será sustentável a defesa de Arthur Danto de uma delimitação clara entre filosofia e literatura?
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i31.1316
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1316
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.