ALGUNS ELEMENTOS DA FILOSOFIA SOCIAL DE ROBERTO MANGABEIRA UNGER
Revista Ideação - V.1 N.32 (2015) • Revista Ideação
Autor: Tiago Medeiros Araujo
Resumo:
No presente texto, abordaremos introdutoriamente aspectos da filosofia social de Roberto Mangabeira Unger. Na primeira parte, apresentaremos um panorama relativo à situação do pensamento social contemporâneo, tal como analisado pelo autor. Na sequência, apresentaremos sua interpretação relativa aos sistemas conceituais inerentes às teorias sociais de estrutura profunda e a ilustraremos enquadrando marxismo nesse registro. Na terceira parte, discutiremos a concepção ungeriana de contexto formador, de sociedade como artefato e a tese de que tudo é política, esses os principais elementos de sua filosofia social, com vistas a suscitar implicações sociológicas e políticas, convergentes com a ideia de que as sociedades modernas são realidades permanentemente abertas para a transformação.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i32.1303
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1303
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.