A PEDAGOGIA DO CUIDADO: D?A HERMENÊUTICA FOUCAULTIANA À ANALÍTICA EXISTENCIAL

Revista Ideação - V.1 N.33 (2016) • Revista Ideação

Autor: Paulo Sergio Dantas Vasconcelos

Resumo:

O objetivo dos nossos estudos é constituir um percurso de aproximação entre Foucault e Heidegger a partir da noção de uma “pedagogia do cuidado” presente no pensamento de ambos. A noção de “Cuidado de si” densamente trabalhada pelo último Foucault — desde suas origens no pensamento greco-romano até seu esquecimento na modernidade — parece ser reabilitada na analítica existencial de Heidegger. Se o Foucault da terceira fase se interessa pelas estruturas de pensamento e comportamento do mundo ocidental e do modo como essas estruturas explicam certas práticas, do mesmo modo Heidegger entende que o Ser-aí se faz compreensível a partir do seu mundo. Portanto, é possível a partir da concepção de uma pedagogia do cuidado elaborar articulações entre os dos autores.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i33.1283

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1283

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.