PSICOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ENTRE O SABER/PODER E O CUIDADO DE SI EM MICHEL FOUCAULT
Revista Ideação - V.1 N.33 (2016) • Revista Ideação
Autor: Franciele Monique Scopetc dos Santos
Resumo:
Este artigo tem como objetivo expor o pensamento desenvolvido por Michel Foucault, na Conferência II da obra A verdade e as formas jurídicas. Tal exposição pretende apresentar a análise realizada por Foucault, buscando detectar os movimentos constituintes do texto estudado, utilizando como apoio os textos Filosofia e Psicologia do mesmo autor e Uma Arqueologia inacabada: Foucault e a psicanálise, de Renato Mezan. Esses movimentos implicam na constituição conceitual do saber/poder. É objetivo desta análise pensar na construção do saber/poder como arquétipo que rivaliza com o cuidado de si. Para então, pensarmos uma condição de viabilizar matizes teóricas foucaultianas no que concerne à educação escolar.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i33.1286
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1286
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.