QUEM SOMOS EXATAMENTE NESSE MOMENTO DA HISTÓRIA?
Revista Ideação - V.1 N.33 (2016) • Revista Ideação
Autor: Anísia Gonçalves Dias Neta
Resumo:
Diante de uma ontologia do presente, onde a filosofia tem o papel de diagnosticar o momento atual, e sendoassim, diante da questão de quem é o sujeito desse momento presente, Foucault convida a todos que se interessam por seus estudos a aprofundar na questão da constituição do sujeito moderno, resultado de batalhas travadas, com planejamentos, estratégias e táticas de práticas discursivas e não discursivas, em torno de obter êxito em enredar o saber sobre o sujeito, ou seja, transformar esse saber em saber-poder. Sendo a constituição do saber um terreno belicoso, Foucault nos dirá que o melhor lugar onde podemos perceber essa formação do conhecimento, a constituição de como uma coisa se torna verdade é no campo da política, já que este é, por assim dizer, uma extensão da guerra, validada pelo direito e pelo poder judiciário. No entanto, nosso filósofo apresenta uma dobra ética para a política, e, consequentemente, para a constituição do sujeito que governa a si mesmo e os outros. Uma resistência ao poder-saber que se pretende dizer verdadeiro e “desindividualizante”.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i33.1289
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1289
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.