A RETÓRICA COMO ARTE: ARISÓTELES
Revista Ideação - V.1 N.34 (2016) • Revista Ideação
Autor: Christiani Margareth de Menezes e Silva
Resumo:
Uma das atribuições feitas à retórica na antiguidade era ela ser uma techne (arte, técnica, perícia) argumentativa. A retórica ocorria nas assembleias e tribunais, e já contava com diversos tratados que ora valorizavam aspectos argumentativos, ora aspectos afetivos. Em Aristóteles, a retórica, assim como a dialética, é arte (techne) da linguagem que lida com as opiniões geralmente aceitas (endoxa), verdadeira techne da argumentação devido a três elementos que a constituem: logos, ethos e pathos. Este artigo procura discutir alguns aspectos dessa estruturação da retórica como techne da argumentação que expressa o verossímil e envolve lógica argumentativa, postura do orador e a emotividade daqueles que o ouvem.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i34.1240
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1240
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.