A PHANTASIA NO TEETETO: SENSAÇÃO, SONHO E ESPECTRO
Revista Ideação - V.1 N.34 (2016) • Revista Ideação
Autor: Bianca Vilhena Campinho Pereira
Resumo:
Ao analisar o Teeteto, é notável a relevância filosófica dada por Platão ao pensamento de Protágoras. Nossa investigação do diálogo inicia-se pela concepção protagórica do aparecer, phantasia, e é a partir dela que abordaremos o tema do sonho presente na obra, bem como a própria teoria do sonho apresentada por Sócrates no fim do diálogo. Protágoras sustenta a irrevogabilidade do aparecer e esta tese nos coloca diretamente no problema da distinção entre sonho e vigília, uma vez que, com ela, o sofista evidencia a impossibilidade de o homem tornar-se algo, experimentar a si mesmo, sem que a exterioridade ou algum tipo de sensação ou até mesmo um sonho se apresente. É uma concepção orgiástica, fusional e espectral da percepção e de todo aparecer, e é com esta teoria que Sócrates está rivalizando.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i34.1244
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1244
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.