SUBSTÂNCIA EM SPINOZA E WITTGENSTEIN
Revista Ideação - V.1 N.34 (2016) • Revista Ideação
Autor: José Fernando da Silva
Resumo:
Este artigo mostra o significado de “substância” em Spinoza e Wittgenstein. Primeiro, ele apresenta o significado do conceito na Ética de Spinoza: seu uso como sinônimo de “Deus”, como a noção de causa de si permite conhecer suas propriedades gerais, e o que são seus atributos. Segundo, ele mostra o significado do termo na ontologia tractatiana: seu vínculo interno com as relações de coisas (Sachverhalten), e sua relação tautológica com a facticidade absoluta do mundo. Na conclusão, o artigo indica a existência de afinidades entre os projetos filosóficos de Spinoza e Wittgenstein.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i34.1245
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1245
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.