ASPECTOS POLÍTICOS DA PARRESÍA EM FOUCAULT

Revista Ideação - V.1 N.34 (2016) • Revista Ideação

Autor: Thiago Rêgo Alves

Resumo:

A parresía, entendida como dizer tudo, dizer verdadeiro, ou fala franca, foi o último objeto de estudo do filósofo Michel Foucault. Foucault encontra a parresía ao analisar a sexualidade na Antiguidade grega, mais precisamente na relação entre mestre e discípulo, e como um termo característico da estrutura política da pólis ateniense. Porém, esse termo político vai sendo configurado por Foucault de modo conflitante com a estrutura democrática. O presente artigo analisa os aspectos políticos da parresía em Foucault de modo a elucidar os estudos desse filósofo sob os referidos aspectos. Vemos Foucault percorrer um caminho teórico que coloca o dizer verdadeiro como atividade privilegiada da Filosofia sem, com isso, excluir a dimensão política que lhe confere.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i34.1248

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1248

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.