FRAGMENTOS DE IDEIAS SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA E RE-EXISTÊNCIA
Revista Ideação - Edição Especial (2017) • Revista Ideação
Autor: Renata Lima Aspis
Resumo:
O presente artigo, como já revela seu título, está constituído por notas esparsas, ou seja, não necessariamente atreladas por uma sintaxe de silogismos, premissas e conclusão, estando porém conectadas pelo interesse no ensino de filosofia. A primeira, ideias-flecha, trata da necessidade de um ensino de filosofia que se configure como experiência, que atravesse os estudantes como uma flecha, que os afete. A segunda nota, ideias-signo, é sobre o conceito deleuziano de aprendizagem, como decifração de signos. A terceira, ideias-possível, trata da contraposição entre realização de possíveis e criação de possíveis. Segundo Deleuze, é necessário que os possíveis (e no nosso caso, no ensino de filosofia) sejam criados, eles não estão dados a priori. A quarta nota, ideias-afeto, trata de conectar o conceito de afeto spinozano com a possibilidade de um aprendizado que atravesse o corpo. E por fim o que poderia ser um ensino de filosofia como re-existência.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v0i0.2987
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2987
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.