O ENSAIO COMO REVOLTA EM THEODOR ADORNO
Revista Ideação - V.1 N.36 (2017) • Revista Ideação
Autor: Gabriela Nascimento Souza
Resumo:
O presente artigo pretende compreender o ensaio em Theodor Adorno como uma revolta da filosofia transformada contra a filosofia tradicional. Tendo como ponto de partida a crítica de Adorno à filosofia idealista, nos propomos a instigar uma reflexão a respeito não só do grande avanço e importância da dialética negativa que perpetua o ensaio, mas também dos seus limites.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i36.3139
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3139
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.