DOMINAÇÃO DE GÊNERO E ESFERA PÚBLICA NA TEORIA CRÍTICA FEMINISTA
Revista Ideação - V.1 N.36 (2017) • Revista Ideação
Autor: Rurion Soares Melo
Resumo:
Pretendemos ressaltar no presente artigo que o ponto de vista de gênero contribui com a atualidade da teoria crítica no que diz respeito à possibilidade de renovação de diagnósticos críticos do tempo presente. Além disso, trata-se de mostrar como os princípios da teoria crítica enriquecidos pela perspectiva de gênero foram empregados em uma crítica imanente do conceito de esfera pública. As feministas entenderam a esfera pública antes como espaço fundamental de uma experiência social em que a dominação cotidiana da mulher e a motivação prática de resistência e luta precisam ser investigadas de dentro das próprias formas de interação que compõem a vida cotidiana da sociedade.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i36.3153
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3153
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.