AFINIDADES ELETIVAS ENTRE A TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE E A PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA EM PSICOLOGIA

Revista Ideação - V.1 N.36 (2017) • Revista Ideação

Autor: Stefanie de Almeida Macêdo; Thaís de Almeida Santos

Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar as possibilidades de uma formação crítica em psicologia a partir das contribuições da Teoria Crítica da Sociedade e da Psicologia da Libertação. Para tal, debruçamo-nos sobre as proposições de Marcuse, Horkheimer e Adorno na avaliação do compromisso social da ciência e da educação, utilizando suas reflexões como guia para uma análise crítica da relação entre psicologia e barbárie. Também consideramos Martin-Baró como figura essencial para contextualização da conjuntura latino-americana neste debate, sobretudo no que se refere às suas reflexões sobre a universidade e o papel social do psicólogo. Nossa tese é a de que uma formação crítica é imprescindível para o combate à barbárie das práticas psicológicas.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i36.3154

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3154

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.