A METAFÍSICA - POLO DE DISCUSSÃO ENTRE HEIDEGGER E CARNAP
Revista Ideação - V.1 N.36 (2017) • Revista Ideação
Autor: Flávio de Oliveira Silva
Resumo:
No encontro de Davos de 1929 na Suíça entre Heidegger e Cassirer, Carnap presenciou a conferência de Heidegger de título O que é metafísica, na qual o filósofo defendia uma interpretação antilógica e anti-neokantiana para o sentido de metafísica, presente na Crítica da Razão Pura (1994) de Kant. Após esse encontro, Carnap voltou a Viena, estudou atentamente o tratado Ser e Tempo (1998) e no ano seguinte escreveu um esboço do artigo “A superação da metafísica pela análise lógica da linguagem”, com versão definitiva publicada em 1932. Desde então a superação da metafísica se tornou um termo recorrente para expressar a crítica à metafísica. Pretende-se explicitar pontos convergentes entre Heidegger e Carnap sobre a concepção de metafísica e apontar como divergência entre ambos, a pretensão almejada com a superação da metafísica. Tem-se em vista, como ponto de divergência na discussão, o posicionamento de cada um acerca do império da lógica e das ciências exatas.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i36.3155
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3155
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.