O DUALISMO MENTE-CORPO COMPATÍVEL COM A CONCEPÇÃO CIENTÍFICA DO MUNDO NO PENSAMENTO DE CHALMERS

Revista Ideação - V.1 N.36 (2017) • Revista Ideação

Autor: Rafael Silva Souza

Resumo:

Através do pensamento de um dos mais influentes pensadores da filosofia da mente de nosso tempo, o filósofo australiano David John Chalmers, esse trabalho apresentará uma visão dualista da consciência que possibilita o desenvolvimento de teorias não reducionistas da consciência. Para esse propósito, faremos inicialmente uma distinção entre os problemas pertencentes ao desempenho de funções cognitivas com aqueles que envolvem os estados qualitativos da experiência, qualias. Segundo Chalmers, esses problemas estão inseridos, respectivamente, no chamado problema fácil e problema difícil da consciência. Por fim, após contrastar os problemas apresentados e com objetivo de demonstrar que a ciência empírica ainda não deu conta dos mistérios que envolvem o aspecto fenomênico da consciência, três princípios de Chalmers serão apontados como aspirantes a uma teoria da consciência que engloba tanto os processos físicos do cérebro como também os aspectos fenomênicos da consciência.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i36.3157

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3157

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.