JAMES HARRINGTON E A RELAÇÃO ENTRE VIRTUDE E RIQUEZA 

v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação

Autor: ALBERTO RIBEIRO GONÇALVES DE BARROS

Resumo:

 A intenção é discutir a interpretação de John Pocock de que o republicanismo de James Harrington condenaria a riqueza proveniente da atividade mercantil, na medida em que ela comprometeria o exercício da virtude cívica dos cidadãos. A primeira parte do artigo pretende esclarecer que a sua teoria sobre o fundamento econômico do poder político também se aplica às nações mercantis, ao destacar passagens da obra de Harrington em que a base material do governo não é apenas a propriedade da terra, mas também a propriedade de mercadorias e bens monetários. A segunda parte espera demonstrar que a sua concepção de virtude está principalmente vinculada às instituições e aos dispositivos constitucionais que asseguram a autoridade ao governo. Enfim, o objetivo é mostrar que a relação entre virtude e riqueza é de complementaridade, independentemente do tipo de republica, agrária ou comercial, na medida em que elas são os dois fundamentos do governo.   
 

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7222/5913

Palavras-Chave: Harrington, virtude, riqueza, governo, republicanismo.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.