BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA: TANGÊNCIAS E SECÂNCIAS
v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação
Autor: ANTONIO VALVERDE
Resumo:
O ensaio intenta problematizar e circunscrever os termos “biografia” e “autobiografia”, histórica e filosoficamente. Para tanto interroga pelos usos e apropriações, desde o registro das expressões logos prophorikos [προφορικ?ς] e logos endiatetos [?νδι?θετος]. Derivando, em seguida, para a abordagem da criação do gênero autobiografia, por hipótese iniciada a meados do século XIII, com Marco Polo, com destaques para as escritas ao tempo do Renascimento, de Cellini e de Cardano, sob o arco da extroversão a apontar para a introversão dos modernos, conforme Agnes Heller. Ao final, o ensaio analisa alguns formatos de biografias registradas a várias mãos e a cinematográfica. Além de referências às autobiografias bem concertadas, de Vico, Goethe, Rousseau, Darwin, e à poética de Walt Whitman.
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7231/5874
Palavras-Chave: Logos interno; logos exterior; biografia; autobiografia; Renascimento; filme.
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.