O MODELO DE RACIONALIDADE COMO UMA HERANÇA DO PENSAMENTO MODERNO: UMA CRÍTICA À LUZ DA NOVA RETÓRICA
v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação
Autor: EDUARDO CHAGAS OLIVEIRA
Resumo:
A partir de uma crítica ao modelo de racionalidade edificado pelos pensadores modernos, encontra-se um ponto de convergência entre teorias empiristas e racionalistas, no que se refere ao abandono de critérios de validação do conhecimento associados à argumentação e às estruturas não-formais de raciocínio. Considerando que existe uma marca indelével na construção do pensamento acadêmico-científico, que se traduz como uma herança deixada pelo racionalismo cartesiano, Perelman sugere uma proposta metodológica argumentativa, compatível com a ideia de razoabilidade, em substituição às provas demonstrativas, mais adequadas ao campo das ciências formais, inspiradas no modelo analítico. O texto resgata ideias de filósofos modernos e antigos – como Descartes, Hume, Hobbes, Aristóteles e Platão – situando as suas teorias no projeto de construção de uma metodologia de investigação compatível com o campo das Humanidades, que inclui as Ciências Humanas e as Sociais Aplicadas, através da proposta de uma lógica do razoável, de Luis Recaséns Siches, que serviu de inspiração para a sustentação da vertente belga da Teoria da Argumentação, designada como Nova Retórica.
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7235/5920
Palavras-Chave: Filosofia; Modernidade; Racionalismo; Argumentação; Retórica.
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.