VIRTUDE E PRAZER: A MANEIRA EPICURISTA DE MONTAIGNE

v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação

Autor: MARIA CRISTINA THEOBALDO

Resumo:

Uma vigorosa participação do epicurismo nos Ensaios de Montaigne pode ser apreendida na esfera da moral, especialmente a vinculação entre virtude e prazer e a tarefa que a filosofia assume no ajuizamento moral. Nessa direção, destacamos as seguintes interfaces entre Epicuro, Lucrécio e Montaigne: primeiro, a prioridade da filosofia em relação aos demais saberes; segundo, a presença da filosofia em todas as atividades e o regozijo em praticá-la; terceiro, e aqui o mais fundamental, a relação entre a filosofia e a moderação dos afetos e seu modo de operação.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7241/5885

Palavras-Chave: Montaigne, epicurismo, moral, virtude, prazer, filosofia.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.