A NOVA ORDEM PATRIARCAL: APONTAMENTO SOBRE A INSCRIÇÃO DAS MULHERES NA COLONIAL-MODERNIDADE
v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação
Autor: ELZAHRÃ MOHAMED RADWAN OMAR OSMAN
Resumo:
O debate contemporâneo sobre as colonialidades engendradas pela Conquista da América e pelos Imperialismos dos séculos XIX e XX possibilitou que o campo de estudos de gênero e feministas pudessem alargar suas reflexões teóricas para além do circunscrito projeto do movimento feminista branco euronortecentrado. O feminismo negro estadunidense, o feminismo chicano e, inclusive, feministas brasileiras como Lélia Gonzalez aportaram reflexões teóricas sobre a necessidade de se pensar a busca por igualdade de gênero por meio da justiça social, inscrevendo um feminismo radical a partir de concepções anticapitalistas, antirracistas e antipatriarcais. No entanto, devemos mais recentemente a teóricas como Oyèrónkë Oy?wùmí, María Lugones, Silvia Federici, Rita Segato e muitas outras novas compreensões sobre os efeitos de um sistema colonial de gênero, que fora gestado, inicialmente, no continente europeu, na passagem do feudalismo para o capitalismo, e cuja condição de existência reside nas duas barbáries coloniais. A partir do trabalho das teóricas acima referidas, este artigo intenta apresentar algumas reflexões sobre as características do patriarcado moderno, com o intuito de alargamos o olhar da teoria feminista contemporânea que busca abranger os outros 99 por cento.
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7094/5894
Palavras-Chave: Divisão sexual do trabalho; Família nuclear; Patriarcado moderno/colonial; Espaço público e privado; Feminismo não-branco.
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.