MICHEL FOUCAULT E A PRODUÇÃO DO SUJEITO ÉTICO: SUBJETIVIDADE E VERDADE ENTRE A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO
v. 1, n. 44 (2021) • Revista Ideação
Autor: JOSÉ LUÍS FERRARO 1 E AUGUSTO JOBIM DO AMARAL 2
Resumo:
Tomando como referência o curso intitulado Subjetividade e verdade, proferido por Michel Foucault no Collège de France em 1981, o presente artigo objetiva inserir a reflexão epistemológica no interior do debate em torno da produção de subjetividades éticas a partir da perspectiva do cuidado de si (epimeléia heautou). Nesse sentido, provocados pelas análises do último Foucault sobre a ética, observamos a possibilidade da utilização de tais reflexões em relação à subjetivação no interior do campo científico. Vislumbra-se, assim, a discussão em torno da constituição histórica de um sujeito ético no discurso da ciência que, neste caso, é abordado a partir de seus desdobramentos no interior da educação. Assim, em face aos múltiplos agenciamentos no interior de um campo que, agora, é o da educação em ciências, nos servimos da sexualidade como mote para evidenciar – do logos ao ethos – entrelaçamentos que se deslocam da subjetivação de um sujeito da verdade para um sujeito de verdade que, ao inspirar indivíduos na busca por discursos verdadeiros, os constitui eticamente, impulsionando-os a um constante (re)pensar-se – o que implica em práticas de autovigilância e (re)elaboração de si.
Abstract:
Taking as a reference the course entitled Subjectivity and truth, given by Michel Foucault at the Collège de France in 1981, this article aims to insert the epistemological reflection within the debate around the production of ethical subjectivities from the perspective of the care of the self (epimeléia heautou). In this sense, provoked by the analyses of the last Foucault on ethics, we observe the possibility of using such reflections related to subjectivation processes within the scientific field. Thus, we glimpse a discussion around the historical constitution of an ethical subject from the scientific discourse which, in this case, is approached from its unfoldings within education. Thus, in face of multiple agencies within a field that is now the scientific education field, we use sexuality as a motto to highlight – from logos to ethos – interweaving that moves subjectivation towards a subject of truth that, by inspiring individuals in the search for true discourses, constitutes them ethically, driving them to a constant (re)thinking of themselves – which implies in practices of self-surveillance and self- (re)elaboration.
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/6954
Palavras-Chave: Ética; Subjetivação; Verdade; Educação em ciências; Michel Foucault.
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.