UMA ANÁLISE DOS ARGUMENTOS DE ALGUNS CRÍTICOS DO NATURALISMO BIOLÓGICO

v. 1, n. 45 (2022) • Revista Ideação

Autor: ANDRÉ RENAN BATISTELLA NOARA 1 E JERZY ANDRÉ BRZOZOWSKI 2

Resumo:

A teoria do naturalismo biológico, desenvolvida pelo filósofo americano John Rogers Searle (1932), foi e continua sendo alvo de muitas críticas. Desse modo, o objetivo do presente estudo será desenvolver uma análise dos argumentos de alguns dos críticos da teoria searleana, com vista a observar se tais críticas são corretamente fundamentadas ou resultam de uma interpretação equivocada da teoria ou, ainda, do desconhecimento da mesma em sua totalidade. Para tanto, o presente estudo seguirá o seguinte caminho investigativo: primeiramente serão analisadas as críticas de Paul M. Churchland, presentes na obra On The Contrary: Critical Essays 1987-1997 (1998). Em um segundo momento, serão analisadas as críticas de Thomas Nagel (1937), presentes em sua obra Other Minds (1995). Por fim, serão investigadas as críticas de Tárik de Athayde Prata, em seus artigos É Incoerente a Concepção de Searle Sobre a Consciência? (2011) e O Caráter Dualista da Filosofia da Mente de John Searle (2014). Por meio de tal investigação, o presente estudo buscará concluir que as críticas tecidas à teoria do naturalismo biológico, produzidas pelos autores citados, não se sustentam.

Abstract:

The theory of biological naturalism, developed by the american philosopher John Rogers Searle, has been and continues to be the target of much criticism. Thus, the aims of the present study will be to develop an analysis some of the critics of the searlean theory, in order to observe whether such criticisms are correctly grounded or result from a misinterpretation of the theory or ignorance of it in its totality. Therefore, the present study will follow the following investigative path: first, will be analyzed the criticisms of Paul M. Churchland, present in his work On The Contrary: Critical Essays 1987-1997 (1998). Second, will be analyzed the criticisms of Thomas Nagel (1937), present in his work Other Minds (1995). In the end, will be investigated the criticisms of Tárik de Athayde Prata, present in his work É Incoerente a Concepção de Searle Sobre a Consciência? (2011) e O Caráter Dualista da Filosofia da Mente de John Searle (2014). Through this investigation, this study will seek to conclude that the criticisms of the theory of biological naturalism, produced by the aforementioned authors, are not confirmed.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7496

Palavras-Chave: Filosofia da mente. Paul Churchland. John Searle. Consciência. Irredutibilidade.

Revista Ideação

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