O CÍRCULO HERMENÊUTICO DE PAUL RIC?UR COMO MEDIAÇÃO NARRATIVA DA EXPERIÊNCIA
v. 1, n. 46 (2022) • Revista Ideação
Autor: CARLOS FREDERÍQUI DIAS BUBOLS
Resumo:
Este trabalho pretende sumarizar as múltiplas mediações da experiência no pensamento de Paul Ricœur, tendo como diretriz sua noção de círculo hermenêutico como encadeamento dos três momentos miméticos ? mímesis I, mímesis II e mímesis III ?, a fim de fazer frente às noções de compreensão de si em que o ego é conhecido diretamente pelos sujeitos por introspecção. Distintamente de filósofos de filiação fenomenológica, tais como Edmund Husserl, para quem o ego transcendental pode ser encontrado mediante a realização da epoché, ou Jean-Paul Sartre, para quem o ego é um objeto transcendente de uma consciência impessoal mais primitiva que chamou de consciência pré-reflexiva, para Ricœur, entretanto, o ego não pode ser plenamente alcançado reflexivamente, senão por um movimento hermenêutico mais extenso que passa pela interpretação de diversas camadas simbólicas e culturais.
Abstract:
This work intends to summarize the multiple mediations of experience in Paul Ricœur’s thought, having as a guideline his notion of the hermeneutic circle as a chain of three mimetic moments ? in order to face the notions of self-understanding in which the ego is known directly by subjects through introspection. Unlike philosophers of phenomenological affiliation, such as Edmund Husserl, for whom the transcendental ego can be found through the realization of the epoché, or Jean-Paul Sartre, for whom the ego is a transcendent object of a more primitive impersonal consciousness that he called pre-reflective consciousness, to Ricœur, however, the ego cannot be fully reached reflexively, if not through a more extensive hermeneutic movement that passes through the interpretation of different symbolic and cultural layers.
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7872
Palavras-Chave: Círculo hermenêutico. Existencialismo. Identidade narrativa.
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