O DEVIR DIASPÓRICO E A CONSTRUÇÃO DE UM UNIVERSALISMO HÍBRIDO

Edição Julho-Dezembro - v. 1 n. 48 (2023) • Revista Ideação

Autor: Adeilson Lobato Vilhena

Resumo:

Buscar-se-á neste artigo elementos teóricos que ajude a pensar o conceito de um novo modelo de universalismo, todavia, que não seja aos moldes do universalismo unilateral, apresentado pelo pensamento ocidental, e que teve a razão como guia unificadora das experiências individuais. Nossa hipótese é de que há um devir poético negro, portanto, diaspórico que se mostra em travessia que, ao se encontrar com outros devires, ou com outras humanidades   passa a reconfigurar o universalismo, agora, de feição híbrida. Para tanto, partimos de uma abertura conceitual na configuração da metafísica tradicional, empreendida por Bergson, que nos ajuda a conceber ontologicamente o sentido de devir vital. Ver-se-á que a irradiação do pensamento de Bergson lança luz à estrutura teórica desenvolvida por Senghor em seu empreendimento de melhor pensar a constituição de um universal pós-colonial, uma vez que esse universal é atravessado e movido pelo que o poeta da négritude vem chamar de devir negro. Tal devir possibilita ânimo à construção de outra universalidade, aliás, é dele que vem a principal contribuição d’ África negra à civilização do universal.

DOI: https://doi.org/10.13102/ideac.v1i48.9235

Texto Completo: https://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/9235

Palavras-Chave: Bergson; Senghor; Devir; Universalismo.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.