A CRÍTICA DE ADORNO À APROPRIAÇÃO DO TEMPO LIVRE PELA INDÚSTRIA CULTURAL
Edição Julho-Dezembro - v. 1 n. 48 (2023) • Revista Ideação
Autor: José Aparecido Pereira; Paulo Henrique Ramires da Silva
Resumo:
O presente artigo realiza uma abordagem sobre a crítica de Theodor w. Adorno à apropriação do tempo livre pela indústria cultural. O objetivo principal que norteou a pesquisa foi o desenvolvimento de uma reflexão sobre o tempo livre como apêndice do trabalho e como a indústria cultural se apropria dele. O texto está dividido em três partes. Na primeira, será desenvolvida uma abordagem sobre em quais bases o pensamento de adorno foi gestado e de que modo ele chegou ao conceito de indústria cultural em parceria com Horkheimer na Escola de Frankfurt. Em seguida, tratar-se-á do conceito de indústria cultural e sua relação com o capitalismo. Na terceira e última parte do artigo estabelece o modo como o tempo livre está vinculado à indústria cultural, especificando sua ação na televisão e no rádio/música. A discussão foi conduzida pela pesquisa qualitativa orientada pela leitura, análise, reflexão e interpretação dos textos relacionados à problemática do artigo.
DOI: https://doi.org/10.13102/ideac.v1i48.7666
Texto Completo: https://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7666
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.