A base filosófica-científica na formação e desenvolvimento do Círculo de Viena

Inquietude, v. 10, n. 2 (2019) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Rodrigo Trindade Nascimento

Resumo:

O artigo consiste em explicar o aspecto filosófico-científico, assim como a atividade científica, como fatores de formação e desenvolvimento do Círculo de Viena. Pretende-se expor argumentos que conectem fatores histórico-sociais, através de pesquisas históricas recentes, que preconizem a importância dos antecessores como Ernst Mach, L. Boltzmann e Bernard Bolzano na construção de um solo fértil para questões epistemológicas, filosóficas e científicas na Europa do Séc. XX, e como tal fator incitou um terreno propício para o desenvolvimento do Círculo de Viena.

Abstract:

The article consists in explaining the philosophical-scientific aspect, as well as the scientific activity, in the formation and development of the Vienna Circle. The aim is to understand and connect historical-social factors, through recent historical research, that emphasize the importance of predecessors such as Ernst Mach, L. Boltzmann and Bernard Bolzano in the construction of a fertile soil for epistemological, philosophical and scientific questions in Europe of the Century XX, and as such a factor incited a propitious ground for the development of Vienne Circle.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/14igCBB5kJ_AnIt42FgSQTp02wRE3wql6/view

Palavras-Chave: Empirismo-lógico; Círculo de Viena; Filosofia da Ciência.

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.