A Relação entre Ironia e Crítica de Arte no Romantismo Alemão

Inquietude, v. 7, n. 2 (2016) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Fernando Ferreira da Silva

Resumo:

Em sua tese de doutoramento, O conceito de crítica de arte no romantismo alemão, Walter Benjamin analisa como os autores do primeiro romantismo, Friedrich Schlegel e Novalis, entendiam a crítica de arte. A concepção romântica da crítica de arte, mais do que avaliar uma obra de arte particular, preocupa-se em desdobrá-la, dissolvendo-a no ideal absoluto da arte. A crítica de arte é entendida como uma tarefa artística, de modo que a possibilidade de criticar uma obra particular é também um indicador de sua qualidade artística. Embora as obras de baixa qualidade artística não sejam passíveis de crítica, a ironia desempenha um papel fundamental no julgamento, visto que é através da “aniquilação” e da “exaltação irônica” que a crítica pode confrontar diretamente tais obras. O presente trabalho pretende discutir a relação entre ironia e crítica de arte, retomando o significado da chamada “ironia romântica”. Tal noção de ironia, que pode ser encontrada nas peças teatrais de Ludwig Tieck e nos fragmentos de Schlegel, revela um procedimento literário e filosófico que visa à destruição da forma artística tradicional, evidenciando um conflito insolúvel entre polaridades opostas, como entre o sério e o cômico ou o risível e o sublime.

Abstract:

In his doctoral dissertation, The concept of art criticism in German romanticism, Walter Benjamin analyzes how the authors of the first Romanticism, Friedrich Schlegel and Novalis, understood art criticism. The romantic conception of art criticism, rather than evaluating a particular work of art, is concerned to unfold it, dissolving it in the absolute ideal of art. Art criticism is understood by the Romantics as an artistic task, so that criticizing a particular work is also an indicator of its artistic quality. Although the works of low artistic quality are not open to criticism, the irony plays a key role in the judgment, since it is through the "annihilation" and "ironic exaltation" that art criticism can directly be confronted with such works. This paper aims to discuss the relationship between irony and art criticism, reestablishing the meaning of the "romantic irony". This notion of irony, which can be found in Ludwig Tieck’s plays and Schlegel’s fragments, reveals a literary and philosophical procedure aimed at the destruction of the traditional art form and puts into play an insolvable conflict between opposite polarities, as the serious and the comic, the ridiculous and the sublime.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/0B4AeuuKw4oJnRmxreVNaSFd3YmM/view

Palavras-Chave: Ironia; Crítica; Romantismo alemão; Walter Benjamin.

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.