Modernidade e Literatura Engajada: uma aproximação entre Habermas e Sartre

Inquietude, v. 7, n. 1 (2016) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Lennimarx Porfírio Oliveira

Resumo:

Este trabalho consiste em uma aproximação entre a teoria da modernidade desenvolvida por Jürgen Habermas e a ideia de literatura engajada sob a perspectiva de Jean-Paul Sartre. O artigo mostra como a teoria habermasiana se constrói em diálogo com a tradição de pensamento para que se possa ressaltar a novidade representada pela distinção conferida por Habermas ao agir comunicativo, o qual passa a vigorar como o modo fundamental do agir social. A modernidade é vista, então, como a emancipação das diferentes esferas de valor do mundo da vida, articuladas enquanto materializações dos quadros de referência, de acordo com os quais se realiza o agir comunicativo. É mostrado como Sartre reconhece na literatura uma ponte entre o efêmero e o duradouro. A autonomia da arte enquanto esfera de valor encontra eco no papel reservado por Sartre à literatura em seu Que é a Literatura? através da figura do engajamento, significando participação do escritor nos assuntos de seu tempo.

Abstract:

This paper makes a rapprochement between the Jürgen Habermas’ theory of modernity and the concept of engaged literature under Jean-Paul Sartre’s perspective. It demonstrates how the Habermasian theory is built in dialogue with the tradition of thought, in order to highlight the novelty brought about by his concept of “communicative action”, understood as the fundamental mode of social action. Thus, modernity is seen as the emancipation from the distinct value spheres of the world life, which are articulated as realizations of the framework, according to which the communicative act is performed. The paper discusses how Sartre recognized in literature a bridge between the ephemeral and the enduring. The autonomy of art as value sphere resonates in the role reserved for literature by Sartre in his book What is Literature? that means participation of writers in the affairs of their time.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/0B4AeuuKw4oJnekUyUVR6TzNxQlE/view

Palavras-Chave: Habermas; Modernidade; Agir Comunicativo; Sartre; Literatura.

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.