SPINOZA, UMA FILOSOFIA DA IMANÊNCIA DOS AFETOS
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 33 (2020) • Revista Kínesis
Autor: Valdeci Ribeiro dos Santos; Wallace Cabral Ribeiro.
Resumo:
A filosofia de Spinoza é voltada para ação na medida em que encoraja o sujeito a perder o medo de viver em ato, estimulando-o a desenvolver uma ciência intuitiva, que o leve a compreender as forças que lhe afetam. Uma filosofia que inspira os indivíduos a não serem mais escravos dos encontros fortuitos, mas que se esforce (conatus), que persevere na afirmação do seu ser, na busca dos bons encontros, que produzam paixões alegres que aumentem sua potência de agir. É neste sentido que Deleuze afirma que Spinoza “oferece uma imagem da vida positiva e afirmativa” (2002: 18). O estudo em tela tem por objetivo explorar algumas reflexões, métodos, conceitos e categorias desenvolvidas por Baruch Spinoza, no sentido de compreender a dinâmica dos afetos e suas implicações para a liberdade, atentado para sua obra de maior envergadura, Ética.
Abstract:
The philosophy of Baruch Spinoza is turned for action in that it encourages the subject to lose the fear of living in act, stimulating develop an intuitive science in the acquisition of suitable ideas, which leads him to understand the forces that affect him. A philosophy that inspires individuals not to be more slaves of fortuitous encounters, but to strive (conatus), to persevere in the affirmation of their being, in search of good encounters, to produce joyful passions that increase their power to act. It is in this sense that Deleuze states that Spinoza "offers an image of positive and affirmative life" (2002: 18). The study on screen aims to explore some reflections, method, the concepts and categories developed by the Baruch Spinoza, in order to understand the dynamics of affections and their implications for freedom, emphasizing the work of greater wingspan, Ethics.
ISSN: 1984-8900
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/11358
Palavras-Chave: Ética, Afetos, Potência de agir, Conatus, Liberdade.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions