FORMA(S) DE VIDA, UM CONTROVERSO CONCEITO WITTGENSTEINIANO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis

Autor: Marcelo Ferreira Ribas

Resumo:

O trabalho visa compreender o conceito de forma(s) de vida presente na filosofia do segundo Wittgenstein, reputado como de difícil entendimento por diversos fatores, o que margem ao surgimento de diferentes leituras quanto ao seu significado. Em que pese as dificuldades iniciais na aproximação do tema, forma(s) de vida revela-se um conceito nuclear do pensamento filosófico de Wittgenstein ao possibilitar compreender o fenômeno linguístico em sua integralidade e que, por isso, merece esclarecimento. Passando-se pelas diferentes vias de interpretações do conceito, apresenta-se o debate sobre conceito com o intuito de indicar uma outra possibilidade de compreendê-lo, sintetizada na grafia adotada como forma(s) de vida, que conjuga posições aparentemente antagônicas, fundadas nas flexões singular (forma de vida) e plural (formas de vida), a fim de denotar a complementaridade dessas acepções. Dessa forma, o conceito expressa o consenso subjacente à linguagem que desempenha o papel de ser o fundamento sem fundamento das práticas linguísticas, como uma instância que funciona como pano de fundo para o desenvolvimento dos jogos de linguagem das diferentes formas de vida que, por sua vez, são partes de uma mesma forma de vida, a humana.

Abstract:

This essay aims to understand the concept of form(s) of life present in the philosophy of the second Wittgenstein, that shows some complexity of understanding due to several factors, which led to the emergence of different readings regarding its meaning. In spite of the initial difficulties in approaching the theme, the concept of form(s) of life reveals itself to be a core concept on Wittgenstein's philosophical thought by making possible to understand the linguistic phenomenon, the reason it deserves clarification. Passing through the different ways of interpreting the concept, the debate is presented with the objective of indicating another possibility of understanding it, synthesized in the spelling adopted as form(s) of life, which combines apparently antagonistic positions, founded in singular (form of life) and plural (forms of life) inflections, in order to denote the complementarity of these meanings. So, the concept expresses the consensus underlying the language that plays the role of being the groundless foundation of linguistic practices, as an instance that works as a backdrop to the development of the language games from different forms of life, which are part of the same form of life, the human one.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p14-36

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10614

Palavras-Chave: Forma(s) de vida, Linguagem, Significado, Consenso, Fundamento sem fundamento

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions