A OPOSIÇÃO DE KARL JASPERS AO MISTICISMO COMO ?FUGA DO MUNDO?: A PERSPECTIVA DO MISTICISMO CRISTÃ
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis
Autor: Leandro da Silva Bertoncello
Resumo:
A filosofia existencial de Karl Jaspers (1883–1969) funda-se na necessidade de um exame crítico da existência concreta do ser humano que se encaminha para a transcendência. O filósofo busca ter consciência de si mesmo dentro de um mundo onde ele toma as suas direções. Essa busca tem seu início cognitivo na situação em que o buscador se encontra, que nunca deve ser ignorada e a partir da qual ele se põe o questionamento sobre o Ser. O conhecimento do Ser fornece ao filósofo um conteúdo ético de edificação pessoal. O homem filosofa com o fim de alcançar uma existência mais autêntica para si mesmo. Jaspers vê o misticismo religioso como uma comunicação vertical na qual o homem se absorve e se perde no Supremo Vós. Não haveria, então, harmonia entre a qualidade humana da liberdade e a imediaticidade mística. No entanto, o misticismo pode ser compreendido de uma perspectiva diferente, como ensina a tradição católica clássica, que considera o ser humano concreto que busca realizar o seu potencial natural de aperfeiçoar-se e elevar-se espiritualmente. Aperfeiçoamento e elevação que implicam uma relação mais justa com o próximo e uma atitude mais responsável para com a criação divina. Por meio de exemplos históricos e teológicos, este artigo mostra que o místico cristão é capaz de trazer à consciência problemas próprios deste mundo e fazer com que o praticante a eles se dedique, de maneiras talvez impensáveis caso se restringisse às possibilidades meramente humanas de consciência e ação.
Abstract:
Karl Jaspers’ existential philosophy (1883–1969) is based on the need for a critical examination of the concrete existence of the human being who is moving towards transcendence. The philosopher seeks to be aware of himself within a world where he takes his directions. This search has its cognitive beginning in the situation in which the searcher finds himself, which should never be ignored and from which he begins to question the Being. The knowledge of the Being provides the philosopher with an ethical content of personal edification. Man philosophizes in order to achieve a more authentic existence for himself. Jaspers sees religious mysticism as a vertical communication in which man is absorbed and lost in the Supreme You. There would then be no harmony between the human quality of freedom and mystical immediacy. However, mysticism can be understood from a different perspective, as taught by the classic Catholic tradition, which considers the concrete human being who seeks to realize his natural potential to improve and elevate himself spiritually. Improvement and elevation that imply a more just relationship with others and a more responsible attitude towards divine creation. Through historical and theological examples, t90khis article shows that the Christian mystic is able to bring to consciousness problems inherent in this world and to make the practitioner dedicate himself to them, in ways that perhaps would be unthinkable if he restricted himself to merely human possibilities of conscience and action.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p37-54
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10615
Palavras-Chave: Karl Jaspers, Misticismo, Cristianismo
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