A INFLUÊNCIA HUSSERLIANA EM A TRANSCENDÊNCIA DO EGO E A FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA DA OBRA SARTREANA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis
Autor: Fabiana Del Mastro
Resumo:
Este artigo propõe analisar A transcendência do ego em dois movimentos. Tem-se por objetivo, primeiramente, circunscrever a influência da fenomenologia husserliana sobre as premissas da obra. Para tanto, faz-se necessário uma exposição anterior, que delineie os conceitos da filosofia de Husserl que foram absorvidos por Sartre. Em seguida, o artigo pretende investigar por quais razões o desenvolvimento da obra produz acentos discordantes e distanciamentos importantes entre os dois filósofos. Por fim, como consequência deste segundo movimento, espera-se que ao fim do artigo se tenha explicitado o caráter prático (ou já existencial) da fundamentação da fenomenologia sartreana.
Abstract:
This article intends to analyze The Transcendence of the Ego in two movements. Firstly, the objective is to circumscribe the influence of the Husserlian phenomenology on the premises of the mentioned work. For this purpose, it is necessary to previously outline the concepts of Husserl’s philosophy that were absorbed by Sartre. Secondly, the article seeks to investigate why the development of the work produces disagreeing accents and relevant distance between the two philosophers. Finally, as a consequence of the second movement, one hopes to have clarified the practical (or already existential) nature of the grounding of Sartre’s phenomenology.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p214-230
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10623
Palavras-Chave: Sartre, Husserl, Fenomenologia, A transcendência do ego
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions