GILDA DE MELLO E SOUZA E A MODA COMO A MAIS HUMANA DAS ARTES

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis

Autor: Rafael Lopes do Valle

Resumo:

No presente artigo, discutiremos a afirmação de Gilda de Mello e Souza de que a moda é a mais humana das artes, e como essa mesma afirmação se reverbera nas análises, realizadas pela filósofa, de obras de arte. Em O espírito das roupas (1987), nossa autora examina a moda no século XIX. A moda como obra de arte surgiria do nó entre forma, cor, tecido e mobilidade. Este ganha destaque, pois é o elemento que dá vida ao pedaço de tecido. A mobilidade é o princípio estético que diferencia a moda das demais artes. Para que a vestimenta exista como arte, é necessário que entre ela e o suporte humano se estabeleça um elo de identidade e concordância, que é a essência da elegância. Recompondo-se a cada momento, jogando com o imprevisto, dependendo do gesto, a moda é, segundo Gilda de Mello e Souza, a mais humana das artes. A humanidade da arte da indumentária também se revela pelas palavras, por meio de romances, que serão aqui analisados e comentados, além de outras fontes utilizadas pela filósofa, como a fotografia, o cinema e a dança, todas fazendo jus à sua afirmação.

Abstract:

In this article, we will discuss Gilda de Mello e Souza's assertion that fashion is the most human of the arts, and how that same assertion reverberates in the analyzes, carried out by the philosopher, of works of art. In O espírito das roupas (1987), our author examines fashion in the nineteenth century. Fashion as a work of art would emerge from the knot between form, color, fabric and mobility. This one is highlighted because it is the element that gives life to the piece of fabric. Mobility is the aesthetic principle that differentiates fashion from other arts. For clothing to exist as art, it is necessary that between it and human support a link of identity and agreement is established, that is the essence of elegance. Reassembling itself at every moment, playing with the unforeseen, depending on the gesture, fashion is, according to Gilda de Mello e Souza, the most human of the arts. The humanity of the art of clothing is also revealed by the words, through novels, which will be analyzed and commented on here, in addition to other sources used by the philosopher, such as photography, cinema and dance, all of which live up to her assertion.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p231-244

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10624

Palavras-Chave: Gilda de Mello e Souza, Estética, Moda, Literatura

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions